Caixa de areia: por que seu gato não está usando?

Sempre ouvimos dizer que gatos são animais tão limpinhos e higiênicos, e isso é a pura verdade! Por isso, se o seu amigo de quatro patas não está usando a caixa de areia, é importante investigar o problema na sua casa.

Será que o animal está estressado? Com um problema de saúde? Ou é questão apenas de onde o objeto está posicionado? 

Conheça os principais erros dos tutores que fazem os gatos urinarem pela casa e resolva esse problema no seu espaço familiar. 

Caixa de areia inadequada

Nada de dividir caixa de areia! Se você possui mais de um bichano vivendo em casa, é importante que cada um tenha o seu próprio espaço para fazer as necessidades

Além disso, há um tamanho padrão para caixa de areia, que talvez seja pequeno para o seu gato se ele for grande. O ideal é que a caixa seja de uma vez e meia maior que o comprimento do gato.

Ela deve estar localizada em zonas tranquilas e pouco movimentadas da casa, longe de água e da comida.

Os melhores substratos são aqueles suaves e porosos, como areia, mas diferentes gatos podem ter diferentes preferências.

Para tirar o cheiro de xixi de gato, limpe a caixa ao menos uma vez por dia e lave-a a cada uma a quatro semanas com sabão de água quente. Evite produtos de limpeza com cheiro muito forte, que podem causar aversão ao pet.

Problema territorial

A marcação de território pode ser um bom motivo para o gato urinar fora da caixa, seja ele macho ou fêmea, especialmente se mais de um pet morarem na sua casa.

Uma forma de diminuir esse comportamento é com a esterilização dos animais, mesmo que cerca de 10% dos machos e 4% das fêmeas continuem evitando a caixa de areia após a medida.

Problema de saúde

Nem sempre urinar fora da caixa é uma questão comportamental. Doenças em gato como diabetes mellitus, hipertoroidismo, artrite, doenças ortopédicas, neoplasias ou cistite idiopática felina podem estar associadas a essa ação.

Isso pode acontecer por causarem dor no momento da micção, o que faz o gato associar a caixa de areia a essa sensação. Outras podem, ainda, aumentar a produção de urina do animal, fazendo com que ele sinta falta de fazer suas necessidades em outros locais.

Outras condições, como artrite, fraqueza muscular e problemas de visão podem diminuir a capacidade do pet chegar até a caixa de areia.

O gato está estressado

Mudança de rotina, alterações no ambiente e competição pelo uso de arranhadores: tudo isso pode causar stress no gato, o que faz com que ele urine fora da caixa.

Nesse caso, é importante atuar na causa do problema, propiciando maior bem estar ao seu amigo de quatro patas para que ele possa seguir os seus hábitos normalmente.

Agora que você conhece os principais motivos para gato fazer xixi fora da caixa de areia, é hora de ajudar o seu pet. Boa sorte!