Cachorro fazer xixi no lugar certo: dicas de adestramento
Quando um cachorro filhote chega em casa, é a maior festa e todo mundo quer oferecer um pouco de carinho para a fofura! Mas cães também trazem muitos desafios, e um deles é ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo.
A boa notícia é que isso não precisa ser difícil. Basta apenas muita paciência e algumas dicas certeiras para que o pet aprenda sem problemas.
Quer saber o caminho para uma casa mais limpa? Acompanhe a leitura!
Eleja um cantinho
O primeiro passo para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo é escolher o melhor cantinho da casa para servir de banheiro ao seu novo amigo de quatro patas. Ele deve ser distante da caminha e dos potes de ração e de água.
Lugar escolhido? Mostre ao cão onde ele deverá fazer xixi e cocô. Se parecer difícil para ele no início, considere aumentar um pouco a área para as necessidades para ir diminuindo aos poucos.
Se ele errar o lugar, ignore o animal. Se acertar, comemore com agrados, carinho e muita festa! O reforço deve ser sempre positivo, e bronca não funciona.
Crie uma rotina
Se temos nossos horários para comer, dormir e brincar, por que não reservar uma parte do dia para ir ao banheiro?
Isso pode ajudar o seu amigo de quatro patas. O horário após o almoço é uma boa pedida: filhotes costumam defecar e urinar logo após comer, enquanto os adultos costumam demorar entre 15 e 30 minutos.
Que tal dar uma força no início? Assim que o filhote comer, leve-o para o tapetinho e espere que ele defeque ou urine. Com essa ação e o reforço positivo, ele vai aprendendo ao longo do tempo.
Tenha paciência
Não adianta ficar nervoso! Isso vai apenas atrapalhar o processo de aprendizagem do seu pet e pode ainda deixá-lo estressado e fazer com que ele desenvolva distúrbios como comer cocô.
É normal que o animal erre de vez em quando, e paciência e persistência são a chave para treinar o cachorro com sucesso.
O reforço deve ser sempre positivo, com festas, palavras de incentivo e até petiscos quando o peludo acertar o tapete.
As broncas devem ser evitadas, já que o cachorro sequer entende o que está acontecendo e pode até começar a buscar cantinhos escondidos da casa para fazer as necessidades ou então a fazê-las no lugar errado para chamarem a atenção.
Fique atento aos passeios
Quem decidir que o pet só pode fazer as suas necessidades fora de casa deve, é claro, começar a passear com ele assim que o ciclo vacinal estiver completo. Com cães adultos, a rotina de passeios deve ser de ao menos cinco vezes ao dia.
Se o seu pet está acostumado a fazer xixi na rua e por algum motivo deve urinar em casa, coloque-o em um espaço restrito nos seus horários comuns de passeio ou quando ver que ele está apertado.
Fique com ele até que faça as necessidades e, quando isso ocorrer, ofereça a ele reforços positivos.
Gostou das dicas? Esperamos ter ajudado a ensinar o seu pet a fazer xixi no lugar certo.