Como interpretar os sinais corporais dos cães
Abanar o rabo, abaixar a cabeça, pular: muitos dos gestos executados pelos cães já são antigos conhecidos nossos. Mas nem todos eles são óbvios, e alguns podem ainda causar dúvidas. Afinal, como interpretar os sinais corporais dos cães?
A importância de falar a língua dos cães
Por mais parecidos com os humanos que os cães possam ser, os peludos ainda não desenvolveram as habilidades de falar a nossa língua. Pois é, a comunicação que temos com esses pets ainda é muito baseada na leitura dos sinais que eles nos dão.
E ela é muito importante: a partir dos gestos e do comportamento dos cães, conseguimos descobrir se o animal está triste, estressado ou alegre; se precisa de ajuda ou se sente doente.
Assim, conseguimos oferecer a ele o melhor cuidado possível. Vamos conhecer alguns deles?
Correr atrás do rabo
Não existe uma resposta certa para isso, mas o provável é que o cachorro que corre atrás do rabo esteja ansioso ou entediado.
Se esfregar nos objetos
Seja no sofá, na mesa da sala ou até mesmo no tapete, se esfregar nas coisas pode ser uma forma dos cães de ficar com o cheiro dos objetos da casa. Por esse motivo, costumam muito fazer isso após o banho para se livrar do cheiro de xampu ou condicionador que não gostem.
Cheirar as partes íntimas das pessoas
Essa é polêmica! Especialmente porque ter as suas partes íntimas cheiradas por um cão pode não agradar muitas pessoas. Verdade é que os pets fazem isso porque o seu cheiro fornece informações preciosas a eles. É uma forma de te conhecerem!
Cavar a cama
Herdado dos antepassados do bichinho, o costume de cavar a cama já virou instinto, e é uma forma de manter o seu espaço mais confortável. Isso também ajuda a deixarem seu cheiro e, assim, marcarem território.
Arrastar o traseiro no chão
É engraçado, não é mesmo? Mas é preciso ficar atento. Quando os cães optam por essa atitude um tanto quanto peculiar, podem estar com algum incômodo no traseiro e tentando aliviar o incômodo.
Andar lentamente
Os cães associam a corrida à caça e, ao andarem devagar, significa que estão se sentindo ameaçados. Se isso estiver acontecendo, fique atento ao tom que você usa com o seu peludo!
Rodar antes de defecar
Esse hábito bastante particular é uma forma dos cachorros se lembrarem de onde já marcaram território, faz parte de seus instintos.
Mamar o cobertor
Se seu cão está fazendo isso, sinal vermelho! Atitude bastante tomada por filhotes, significa que faltam estímulos a ele, o que pode causar ansiedade e estresse. Aposte em brinquedos e no enriquecimento ambiental.
Movimentar as orelhas
A posição das orelhas diz muito! Se o cão está com elas viradas para cima, por exemplo, pode indicar que estão curiosos ou confusos sobre o que está acontecendo. Caso estejam para a frente, desejam parecer filhote de cachorro para se proteger de algum perigo.
Movimentar a cabeça
Você fala e o seu pet fica mexendo a cabeça de um lado para o outro? Isso significa que ele reconheceu alguma palavra ou som do que você disse!
Gostou das dicas? Esperamos ter te ajudado a compreender melhor o seu amigo de quatro patas!