Cachorro alérgico come o quê?
Quando adotamos um novo amigo de quatro patas, muitas surpresas podem acontecer. Você pode oferecer uma ração de qualidade para o pet e, mesmo assim, ele apresentar sinais de atopia, ou alergia. E fica a pergunta: cachorro alérgico come o quê?
Para ajudar os pais de pet que ainda estão nos primeiros passos dessa adaptação, preparamos um verdadeiro guia, que não substitui uma visita ao veterinário, mas que pode oferecer uma luz aos tutores em um primeiro momento.
Boa leitura!
Sinais de alergia em cães
É difícil apontar algum tipo de sinal em cães que seja indicativo de uma alergia, mas alguns são considerados mais comuns nos pets. Em geral, eles são observados na pele e no sistema gastrointestinal de forma crônica, ou seja, constante.
Na pele, a dermatite canina mostra-se bastante presente. Ela pode atacar regiões como orelhas, face, patas, axilas e pescoço. Já no ouvido, a otite, uma infecção no ouvido, é recorrente em cães alérgicos.
Se a alergia atacar o sistema gastrointestinal, o que é menos comum, mas pode acontecer, você talvez observará a perda de peso do cãozinho, diarreia ou até mudanças no comportamento do animal.
Em todos esses casos, é importante correr para um veterinário de confiança, que saberá dizer se os sintomas do seu pet são mesmo de alergia e indicar os próximos passos para cuidar da saúde do seu peludo.
Grãos e proteínas em que a alergia é mais comum
Não existe um alimento em específico que cause alergia aos cachorros, mas alguns grãos e proteínas apresentam mais casos de atopia. Entre eles, estão:
- Carne bovina;
- Frango;
- Cordeiro;
- Produtos lácteos;
- Ovos;
- Soja ou glúten (de trigo);
- Arroz, milho e batata, apesar de serem menos comuns.
Como é o tratamento de cães alérgicos?
Mas então, voltamos à pergunta: cachorro alérgico come o quê? E a resposta varia de acordo com cada caso.
O veterinário deverá realizar no peludo um teste de eliminação e exposição provocativa para investigar qual alimento causa a alergia do peludo e, só assim, poderá recomendar o alimento hipoalergênico ideal para ele.
A linha da Naturalis Lifebites é uma boa opção para alguns cães, já que não possui transgênicos na ração.
E é justamente assim que o tratamento para o pet é realizado: eliminando a exposição ao alimento que provoca a alergia no animal sem afetar o valor nutricional da dieta dele.
Ufa! Depois de tudo isso, se seu cãozinho estiver apresentando sinais estranhos, melhor correr para um veterinário. É melhor começar a investigar agora mesmo quais podem ser as causas de uma possível alergia o quanto antes, não é mesmo?
Boa sorte nessa jornada!