Como é a gestação em cães: um guia para o seu pet

As mamas da sua cadela começaram a inchar, ela começou a ficar mais cansada e a perder o apetite? Pode ser que ela esteja grávida. Filhotinhos são sempre uma fofura, mas antes deles nascerem, é preciso saber como é a gestação em cães e como você deve cuidar do seu pet nesse período.

Procurar um veterinário é uma ação fundamental; afinal, ele é o profissional mais adequado para orientar os tutores e fazer os exames necessários. Mas há algumas informações que você pode saber de antemão. Confira a seguir.

Como reconhecer a gravidez

Pode ser difícil detectar sinais de gravidez em cães, já que eles são bastante sutis e acontecem principalmente na mudança do comportamento canino. Entre eles, repare se o animal está com redução no apetite, náusea, cansaço ou inchaço nas mamas.

De qualquer forma, se você perceber que há algo diferente com o seu pet, é importante correr para um veterinário de confiança! 

Além de verificar se a fêmea está realmente grávida a partir de uma ultrassonografia de abdômen, o profissional pode detectar outros quadros, como gravidez psicológica, tumores na mama ou infecção no útero.

Mas a visita deve ser realizada após 21 dias do cruzamento do animal. Antes disso, não é possível reconhecer com certeza a gravidez.

Sinais 

Num estágio mais avançado da gestação, por volta do dia 40, a barriga começa a se expandir, os mamilos podem ficar maiores e um líquido leitoso pode começar a sair deles.

A cadela costuma ter entre oito e dez mamilos, mas esse número pode variar de acordo com o animal. Algumas podem ter apenas seis, doze, ou até números ímpares, o que já é mais raro.

Duas semanas antes dos filhotes nascerem, é possível sentir os cãezinhos se movendo na barriga da sua amiga de quatro patas. Procure ajuda e prepare-se para esse momento, já que os recém-nascidos certamente precisarão de muitos cuidados. 

Duração

A gestação dos cães é bem mais curta que a dos humanos, e dura entre 58 e 68 dias, independente da raça ou do porte do pet.

Caso a sua peluda não engravide, o cio costuma ocorrer a cada seis meses com um ciclo de 18 a 21 dias. 

Minha cadela está grávida! E agora?

A primeira coisa a se fazer na suspeita de gravidez da sua peluda é uma visita ao veterinário. O profissional saberá, afinal, confirmar a gravidez e fornecer os primeiros cuidados de saúde para o animal. 

Na clínica veterinária, será realizado um exame físico, checagem de todas as vacinas, exames de sangue e vermifugação, caso seja necessário.

Mas, durante o período de gestação, é preciso realizar checagens semanais para assegurar a saúde da mãe e do bebê.

Alimentação

Especialmente no período de gestação, é importante que a mãe receba alimentos de qualidade, como uma ração com muitos nutrientes para que o filhote se desenvolva, como a Naturalis. Mas a troca de ração deve ser realizada com a orientação de um veterinário, de maneira gradual.

Também é importante garantir que o pet se mantenha hidratado. Para isso, ofereça sempre água limpa e fresca.

Gostou das dicas? Use-as para proporcionar uma boa gestação à sua amiga de quatro patas, sempre com a orientação de um veterinário.