Benefícios do ômega 3, ômega 6 e óleos vegetais nas rações dos pets

Ler o rótulo dos alimentos que oferecemos aos peludos pode trazer muitas surpresas e nos fazer questionar para que servem algumas das substâncias que estão presentes ali. Uma dúvida pode a respeito dos benefícios do ômega 3, ômega 6 e óleos vegetais, essenciais para a saúde dos amigos de quatro patas.

Eles são positivos para combater inflamações, absorver vitaminas e muito mais. Confira a seguir.

O que são os ácidos graxos ômega?

Calma, esse termo parece referir-se a algo difícil, mas os ácidos graxos ômega nada mais são que um tipo de gordura presente tanto no organismo dos animais quanto no dos humanos.

Em quantidades adequadas, eles podem fazer muito bem à saúde e, na verdade, são essenciais para a sobrevivência.

Nos pets, por exemplo, são responsáveis por fornecer energia para que o peludo possa brincar, além de combater inflamações, absorver vitaminas, processar hormônios e muito mais. Mas eles não são sintetizados pelos animais, o que significa que devem ser obtidos a partir da dieta.

Ômega 3 e ômega 6

Esses ácidos graxos podem ser bastante positivos para a saúde dos pets, já que colaboram para a manutenção da saúde da pele, evitando dermatite, e dos rins, cérebro, trato gastrointestinal, sistema cardiovascular e imunológico.

Podem ser encontrados em diversas fontes de origem vegetal e animal, como nozes, castanhas, óleos extraídos de alguns peixes e algas. No entanto, ele também pode estar presente na ração dos animais e em suplementos.

São tão benéficos que são indicados para o tratamento de algumas doenças, principalmente inflamatórias e lesões na pele, alopecia, doenças osteoarticulares, proteção renal e cardíaca e neoplasias.

Óleos vegetais

Além de serem fontes dos ácidos graxos essenciais, os óleos vegetais são uma importante fonte de energia e responsáveis por carregar as vitaminas A, D, E e K, além de fazerem parte da estrutura das membranas celulares, contribuírem para a formação de hormônios e ajudarem a dar brilho ao pelo longo e à pele dos animais.

Outro benefício dessa substância é de aumentar a palatabilidade dos alimentos, tornando-os mais apetitosos ao seu amigo de quatro patas.

Cuidados no consumo de ômega-3 e ômega-6

Para incluir esses ácidos graxos na alimentação, no entanto, é preciso ter cuidado. O excesso de ômega 3 e ômega 6 no organismo pode causar a oxidação desses compostos no organismo e provocar inflamações e até trombose.

Se isso acontecer por um período prolongado, o animal pode apresentar vômito, diarreia e até intoxicação de metais pesados encontrados nos óleos de peixe. 

Por isso, um bom meio de consumir tais ácidos graxos é a partir da ração! A Naturalis, por exemplo, fornece ao seu amigo de quatro patas essas substâncias em quantidades adequadas, que permitem que eles aproveitem de seus benefícios sem correr riscos.

Ficou interessado? Esse é apenas um dos benefícios de oferecer uma ração de qualidade para o seu peludo. Na hora de decidir pela marca, escolha com sabedoria!