Como descobrir se o gato é fêmea ou macho: mitos e verdades
É menina ou menino? Essa dúvida pode ser complicada de ser respondida em gatos filhotes, cujas genitais ainda estão em desenvolvimento e não são tão diferentes entre os sexos. Como descobrir se o gato é fêmea ou macho, então?
Um bom veterinário saberá informar muito facilmente o sexo do seu gato. Mas, se você quiser identificá-lo em casa, apresentamos a seguir algumas informações que podem ajudar os tutores de primeira viagem.
Descobrir o sexo dos gatos pelas genitais
A anatomia dos bichanos é bastante diferente da que observamos nos cães. Por isso, identificar o sexo do animal pode ser um desafio, já que os machos não têm testículo nem pênis aparente.
A posição dos órgãos genitais é uma forma possível de descobrir o sexo do peludo. Com calma e paciência para não estressar muito o pet, levante delicadamente o rabo até visualizar o ânus.
Nas fêmeas, a vagina fica localizada mais próxima do ânus, não ultrapassando a distância de 1 cm, e pode ter o formato de fenda. No caso dos machos, o pênis encontra-se mais afastado do ânus, e pode ser mais arredondado.
Há inclusive um ditado quanto ao formato dos órgãos genitais dos gatos: os machos são dois pontos e as fêmeas são ponto e vírgula.
Outra forma de distinguir os sexos dos gatos é a presença da bolsa testicular, que fica abaixo dos órgãos genitais dos machos e possuem pelos um pouco mais claros. Na dúvida, apalpe a região com delicadeza.
Mas sabemos que o processo de observar a região íntima do gato pode ser difícil. Você pode sempre buscar a ajuda de um veterinário, que facilmente saberá identificar o sexo do seu amigo ou amiga de quatro patas.
Gatos adultos não castrados
Nos gatos adultos, a tarefa de identificar o sexo pode ser bastante mais fácil, já que o macho não castrado possui dois testículos próximos ao rabo.
Mas pode acontecer do animal ter sido castrado ou de possuir um quadro de criptorquidismo, que faz com que o testículo esteja retido dentro da cavidade abdominal. Nesse caso, você pode utilizar a mesma técnica que aquela empregada nos gatos filhotes.
Cor da pelagem
Há um saber disseminado de que gatos tricolores são sempre fêmeas. Isso é quase verdade, já que a cor do pelo está associada aos genes XX.
Por isso, em 99% dos casos, quando a gata possui três cores de pelo, ela será fêmea, pois possui os cromossomos XX. Em alguns casos, no entanto, o gato com três cores pode possuir os genes XXY.
Comportamento
Há um mito de que é possível descobrir o sexo de um filhote pela personalidade dele, mas isso não é verdade.
Gatos macho e fêmea possuem comportamentos muito parecidos, especialmente no início da vida, o que torna impossível identificá-los por essa característica.
Gostou das dicas? Esperamos ter tornado mais fácil o processo de descobrir se o seu gato é fêmea ou macho!