5 coisas que você precisa saber antes de ter um cachorro 

Eles trazem muito amor, diversão e novas aventuras ao lar. Sim, os animais podem transformar a sua casa e melhorar muito a sua vida! Mas há algumas coisas que você precisa saber antes de ter um cachorro. Afinal, cuidar de outro ser vivo é uma responsabilidade e tanto.

Confira algumas delas e adote com consciência.

1. É um comprometimento de longo prazo

Cães costumam viver muitos anos, entre 11 e 15, em geral. Portanto, ao adotar o pet, é preciso estar preparado para cuidar dele por esse período, com responsabilidade e dedicação.

Muitas vezes, é preciso adaptar a sua vida e a sua realidade para cuidar do cachorro. Ter um filho, mudar de casa, viajar, tudo isso tem um peso muito maior quando se tem um amigo de quatro patas.

Por esse motivo, cachorro não é presente. Adotar um cão é uma decisão que deve ser tomada com a consciência dos prós e dos contras em ser responsável pelo animal.

2. Envolve muitos custos

Ração, brinquedos, veterinário, produtos de higiene, vacinas… Ter um cachorro inclui muitas despesas. 

Alguns cães podem precisar ainda de cuidados especiais de saúde ou de treinamento com um especialista, o que pode representar uma boa quantia de dinheiro. Ainda há a possibilidade de gastos imprevistos, como alguma doença inesperada. 

Se você quer muito ajudar os cãezinhos, mas não tem condições financeiras de arcar com essas despesas, talvez seja melhor colaborar com ONGs de proteção aos animais.

3. Exige muita disposição

Cuidar de um pet significa levá-lo para passear com frequência, brincar com ele e dar atenção ao animal. Afinal, principalmente quando filhotes, eles costumam ser bastante animados e precisam desses momentos.

Antes de adotar um cachorro, saiba que ele precisará da sua atenção e disposição para viver de forma saudável e feliz.

4. É preciso ter paciência

Cães são adoráveis e muito fofinhos, mas às vezes podem nos tirar do sério. Pergunte a qualquer pessoa que cuida de um peludo: é preciso ter paciência para educá-los com carinho e amor.

Não adianta ficar bravo quando ele late, faz xixi no lugar errado, pula muito ou puxa a guia no passeio. Isso faz parte da natureza dele, e você não conseguirá ensiná-lo a agir diferente com castigos extremos.

5. Conviver com cães faz muito bem a nós

Por fim, os cachorros tornam a nossa vida muito melhor! Alguns estudos sugerem inclusive que os cães ajudam a estimular nossa imunidade, tornando-nos mais resistentes a doenças.

Além disso, brincar com os pets reduz a pressão arterial e  frequência cardíaca, trazendo benefícios para a saúde do coração, além de reduzir a incidência de depressão e estresse nos tutores

Pronto! Agora que você sabe de alguns prós e contras de adotar um amigo de quatro patas, é hora de tomar uma decisão consciente para ser um bom tutor ao pet.