Como saber se o cachorro está com febre

Já pode ter acontecido de você levar o seu peludo ao veterinário e o profissional medir a temperatura dele utilizando um termômetro retal. Esse é o instrumento mais recomendado para esse fim, e não deve ser utilizado em casa. Como, então, saber se o cachorro está com febre?

No dia a dia, é possível observar outros sinais que costumam acompanhar a febre canina e que apontam para a necessidade de visitar um veterinário. Conheça alguns deles.

Qual é a temperatura normal dos cães?

Caso o veterinário meça a temperatura do seu cão e ela estiver em 39°C, não se assuste! Os pets apresentam uma temperatura corporal mais alta que os humanos, entre 37,5°C e 39,5°C no caso dos cães.

Os valores considerados elevados, em que o peludo precisa de uma atenção especial, são a partir dos 40°C. Nesse caso, o animal apresenta febre.

Ela pode ser efêmera (com duração de apenas um dia), subaguda (durando entre 2 e 3 semanas) e crônica (por mais de 3 semanas).

Mas não espere todo esse tempo para buscar ajuda. Quanto antes você procurar um médico veterinário, mais cedo seu cão receberá o tratamento adequado e ficará bem.

Quais são os sintomas de febre nos pets?

É importante lembrar que a febre não é uma doença em si, mas sinal de que há algo de errado com o seu amigo de quatro patas. 

Como não é recomendado que você meça a temperatura do animal em casa, há alguns sintomas que costumam estar associados à febre, dependendo da doença que o animal possuir. Fique atento a elas:

É recomendado medir a temperatura do animal em casa?

Mais uma vez, medir a temperatura do animal com um termômetro é a única maneira de saber com certeza se ele possui febre, mas o procedimento não é recomendado em casa.

Isso porque os instrumentos utilizados para isso são os termômetros retal e auricular, que podem apresentar desconforto no cãozinho e até machucar o animal, se a pessoa não possuir prática.  

O que fazer se o seu cão tem febre?

A temperatura dos cachorros pode variar muito rapidamente. Se o seu amigo de quatro patas apresentar sintomas que possam indicar febre ou problemas de saúde, é indicado procurar um médico veterinário, principalmente se eles persistirem. 

Apenas o profissional poderá receitar ao peludo o tratamento adequado não apenas para que a febre baixe, mas para que a sua causa seja solucionada.

As causas mais comuns de febre em cães costumam estar relacionadas a infecções causadas por bactérias, fungos ou vírus, como otites, infecções urinárias, problemas dentários ou intoxicações.

Agora que você sabe os sintomas de febre em cachorro, fique atento ao seu amigo de quatro patas e, se necessário, faça uma visita ao veterinário de confiança!