Como tirar pulga de gato filhote
Você acabou de adotar um gatinho, que está se adaptando à nova casa. Depois de alguns dias, começa a perceber ele se coçando bastante e se lambendo sem parar. A suspeita de pulga é forte, mas como tirar pulga de gato filhote?
Confira abaixo como lidar com esse problema tão comum nos pets e como evitar a pulga no seu amigo de quatro patas.
Como saber se o gato tem pulga?
Identificar pulgas nos bichanos pode não ser uma tarefa fácil, principalmente se eles tiverem pelo longo. É possível perceber, além dos sinais físicos, algumas mudanças de comportamento, como:
- Cansaço excessivo ou letargia;
- Morder ou lamber em excesso a pata ou a cauda;
- Coceira;
- Agitação;
- Queda de pelo na região da cauda ou do pescoço em casos mais graves;
- Pontos vermelhos na pele do animal.
Se você observar esses sinais no seu amigo de quatro patas, vale pegá-lo no colo e procurar por possíveis bichinhos pretos, que costumam estar localizados no pescoço, nas costas e próximos ao rabo.
O que fazer em caso de pulgas?
Identificou os pontinhos pretos? Não se desespere. Em vez de procurar por medicamentos caseiros na internet, é fundamental procurar por um médico veterinário, que poderá indicar o melhor tratamento com as doses adequadas ao seu pet.
A dosagem errada da substância pode causar sérios danos à saúde do seu gato, principalmente se ele for filhote. Além disso, a ação dos antipulgas costuma ser rápida e surtir efeito em menos de 24 horas.
Principais métodos
Após uma visita ao veterinário, você terá a prescrição de um antipulgas, que pode ser aplicado de diferentes formas, como:
- Pipeta, que consiste em um líquido aplicado na nuca do pet e absorvido pela pele do animal;
- Comprimido, que deve ser ingerido, e mata as pulgas quando elas sugam o sangue do bichano;
- Coleiras antipulgas, que funcionam de forma semelhante à pipeta;
- Xampu, que pode incomodar o gato, mas é indicado para infestações mais agressivas;
O que fazer depois?
Ufa! Agora que o bichano já está protegido, é hora de higienizar o ambiente. Você pode fazer isso varrendo ou aspirando com capricho e lavando todos os acessórios do pet, como cama, arranhador, brinquedos e comedouro.
Você também pode utilizar produtos antipulgas. Em lojas especializadas, há sprays higienizadores de ambiente com essa finalidade.
Como evitar as pulgas?
Há duas dicas de ouro para evitar que o seu gato pegue alguma pulga. A primeira é garantir que a sua casa esteja sempre limpa. Até para os gatos, um banho ocasional pode evitar esse problema.
Outra atitude fundamental é frequentar o médico veterinário de sua confiança e fazer check-ups periódicos. Assim, você garante que o seu pet estará sempre saudável e protegido.
Depois de saber de tudo isso, nada de inventar moda com o seu gato filhote, hein? Em caso de pulgas, procure um veterinário de confiança e aplique o antipulgas nas doses recomendadas!