O que são conservantes naturais na ração do meu cachorro?

Você já teve curiosidade de ler o rótulo da ração do seu cachorro? Muitas dúvidas podem surgir nessa hora, já que a maior parte das opções disponíveis no mercado apresentam soluções industrializadas para o seu amigo de quatro patas. Mesmo nos produtos mais saudáveis, os conservantes naturais chamam a atenção: será que eles são melhores que os sintéticos?

Abaixo, você entenderá melhor o que são os conservantes naturais, como eles podem ajudar a saúde do seu pet e onde encontrar a melhor opção para o seu amigo de quatro patas.

O que são os conservantes naturais na ração?

Já parou para pensar por que a ração do seu pet dura muito mais tempo do que a sua comida, que deve ser armazenada na geladeira e, mesmo assim, pode ficar estragada em apenas alguns dias?

Isso acontece pela adição dos conservantes na ração do seu cachorro. Eles são substâncias adicionadas na maior parte dos alimentos industrializados, feitas especialmente para aumentar o tempo de vida útil deles e protegendo-os de bactérias, fungos e leveduras que o tornem impróprio para consumo.

Mas há conservantes naturais, ou seja, constituídos de substâncias encontradas na natureza. Conheça alguns deles.

Tipos de conservantes

Os conservantes são classificados em três tipos principais, de acordo com a sua ação sobre o alimento:

  • Antimicrobianos: que inibem e matam micro-organismos que possam alterar a qualidade do produto;
  • Antioxidantes: que impedem que o produto oxide, ou seja, que ele reaja com o oxigênio;
  • Inibidores de enzimas: que agem sobre enzimas que podem acelerar o processo de degradação do alimento.

Ração Naturalis

Na composição das rações da Naturalis, é possível encontrar os antioxidantes naturais, especialmente no concentrado de tocoferóis e no extrato de alecrim.

Eles são eficientes não só para preservar o alimento como próprio para consumo por mais tempo, mas também são benéficos para a saúde dos pets.

Isso porque os antioxidantes impedem a reação química com o oxigênio e, assim, ingerir essa substância pode prevenir doenças como artrite, diabetes, catarata, disfunção cerebral, doenças de coração, processo de envelhecimento acelerado, neoplasias, doenças do sistema imune e inflamações.

Legal, não é mesmo? Agora que você entende melhor a composição da comida do seu companheiro, é hora de fazer as melhores escolhas para que ele viva bem e saudável por muito tempo!