Passo a passo para acostumar seu cachorro em um novo ambiente
Acostumar seu cachorro em um novo ambiente pode ser um desafio para quem acabou de adotar um pet. Felizmente, há algumas medidas que você pode tomar para deixar o seu cão mais confortável no novo lar.
Ficou curioso? Confira abaixo um passo a passo para trazer maior bem estar ao seu peludo e coloque em prática o quanto antes!
Prepare o ambiente para o cachorro
A primeira medida a ser tomada é definir onde ficarão os locais destinados para descanso, refeições e necessidades do seu cachorro, fundamentais para a rotina do pet.
Na hora de escolher, lembre-se que o cão deve descansar e se alimentar longe de onde faz as suas necessidades, a uma distância de ao menos 2 metros.
A rotina é fundamental
Outro fator que pode ajudar na adaptação do seu amigo de quatro patas a um novo lar é manter a rotina antiga do animal. Afinal, cachorros adoram rotinas e, em meio a uma mudança tão radical, isso pode trazer segurança a ele.
Portanto, mantenha os horários de acordar, passear e se alimentar, ou até o horário de chegar em casa, para que ele não estranhe tanto, ao menos nos primeiros dias.
Se o seu pet ainda for filhote e estiver se acostumando à sua casa, essa é a oportunidade perfeita para criar uma rotina com ele. Para os mais novos, tudo é festa e brincadeira, mas sabemos que na vida real é muito difícil passar o dia gastando a energia do peludo.
Não se esqueça dos itens do peludo
Em meio a tantas mudanças, outro fator que pode trazer segurança ao cachorro é manter seus antigos itens, como brinquedos, cama e comedouro, com o cheiro a que ele está acostumado.
Por isso, se você está pensando em lavar os objetos do seu amigo de quatro patas, evite fazer isso no período de mudança. Que tal esperar alguns dias?
Tenha paciência com o seu filho de quatro patas
Se o processo de mudança já é estressante para você, imagine para o seu cão, que tem sua vida inteira modificada de um dia para outro! Afinal, os cachorros são animais territorialistas, e o espaço onde vivem é muito importante para eles.
Por isso, é fundamental ter paciência com os cães, que podem errar o local de fazer as suas necessidades algumas vezes, latir com mais frequência ou ainda apresentar sinais de ansiedade. Tudo isso é perfeitamente normal!
Quando já existe um outro pet
Se você já tiver um primeiro pet e estiver adotando um novo amigo de quatro patas, é importante considerar a territorialidade do seu lar na hora de socializar os animais.
Você pode separar um ambiente da casa para o novo morador e preparar esse local com a cama, comedouro e bebedouro. Depois, deixe que o outro pet sinta o cheiro dos novos acessórios sem utilizá-los. Assim, ele vai entendendo aos poucos que outro animal irá chegar.
Garanta ainda que cada um tenha os seus próprios objetos, como comedouros, bebedouros e camas, para evitar a competitividade entre os animais.
A atenção deve ser igual para os dois animais que, no começo, devem interagir entre si apenas com a supervisão do tutor.
Agora que você já conhece as melhores dicas para trazer o seu pet a um ambiente diferente, é hora de colocar em prática e deixar seu animal confortável no novo lar!