Como ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo
Um dos principais desafios que presenciamos quando recebemos um novo pet em casa é ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo. Essa tarefa pode ser difícil e exigir muita paciência dos novos tutores. Por que não conferir algumas dicas que podem te ajudar nesse momento?
Mostre o local correto
O primeiro passo para ensinar o seu pet a fazer xixi no lugar correto é justamente escolher um local adequado para as necessidades dele.
Os cães não gostam de fazer xixi próximos das suas refeições e, por isso, o ideal é tomar cuidado para que os lugares destinados às diferentes tarefas tenham ao menos 2 metros de distância entre eles.
Forre o canto com tapete higiênico ou jornal e, sempre que seu amigo de quatro patas estiver prestes a fazer as necessidades, leve-o para o local escolhido.
Dar bronca não funciona. Reforce apenas comportamentos positivos (quando o pet faz xixi no lugar correto) com palavras de incentivo e petiscos. Quando o cachorro errar de local, apenas ignore-o.
Ofereça mais espaço no começo
Você pode começar com um lugar maior. Forre uma área mais ampla do que a pensada originalmente para o cachorro fazer xixi e, com o tempo, vá diminuindo o lugar correto para que o pet assimile o aprendizado.
No caso dos machos não castrados, um cone posicionado acima do tapete higiênico ou do jornal pode ser de boa ajuda. Os machos castrados até os seis meses costumam fazer xixi agachados, como os filhotes, já que não demarcam território e, nesses casos, o cone não é necessário.
Tenha paciência
Lembre-se de que o aprendizado é um processo que leva tempo. Cães não aprendem sobre pressão, e precisam criar a assimilação positiva para fazer xixi no lugar correto.
Por isso, perder a calma e dar bronca no peludo não adianta de nada. Pior: pode atrapalhar o processo, além de interferir no comportamento do pet e até causar distúrbios, como comer as próprias fezes.
E se não estiver funcionando?
Se você estiver com muita dificuldade em ensinar o seu animal, talvez seja uma boa ideia adquirir um adestrador ou um educador sanitário.
Em alguns casos, pode ser que o cão apresente algum problema de saúde que o impeça de fazer as suas necessidades da forma correta, como uma infecção urinária, ansiedade ou problemas com excitação excessiva.
Por isso, é importante ficar atento aos comportamentos do seu amigo e, caso necessário, fazer uma visita ao veterinário.
O que não fazer?
Nunca devemos punir o cão com métodos agressivos ou pouco higiênicos. Além de fazerem mal para o animal, eles ainda são pouco eficazes.
Ele é perfeitamente capaz de aprender a partir de reforços positivos e do que é chamado de “comportamento auto gratificante”. Isso significa que o ato de fazer xixi por si só já traz benefícios para o pet, deixando-o mais confortável.
Agora que você conhece alguns métodos de como ensinar o seu cão a fazer xixi no lugar certo, é hora de colocá-los em prática e educar seu peludo de forma respeitosa e amorosa!