As melhores raças de cães para conviver com crianças

Seja pelo temperamento tranquilo ou pelo espírito brincalhão, há algumas raças que são conhecidas como as melhores raças de cães para conviver com as crianças

É claro, cada animal tem a sua personalidade própria, suas necessidades e temperamento, e a socialização do pet na família é um processo fundamental para uma convivência tranquila entre todos.

Prepare-se para isso: saiba como mediar a relação entre os cães e as crianças e conheça as principais raças que podem se dar bem com os pequenos.

Cuidados na interação com as crianças

Um cachorro pode trazer muita alegria para a vida de uma criança. Mais que isso, pode contribuir para sua autoestima e empatia, além de desenvolver o sentido de responsabilidade e de respeito ao limite do próximo.

Mas é preciso que, nos primeiros dias de interação entre a criança e o animal, haja uma mediação dos adultos. Eles devem orientar o pequeno, explicando que o pet não é um brinquedo, mas um ser vivo com vontades próprias que devem ser respeitadas.

Ensine-o a forma certa de segurar o cão e de fazer carinho no animal, e acompanhe as reações do cachorro à criança.

Melhores raças de cães

Agora que você já sabe dos cuidados fundamentais na hora de introduzir um cãozinho ao ambiente familiar, conheça algumas das principais raças indicadas para o ambiente familiar.

Golden Retriever

Com seu jeito “família”, o golden retriever é uma raça inteligente, obediente, brincalhona e companheira, que será um ótimo amigo para a sua criança. Não falta a eles energia para gastar com os pequenos, nem paciência e carinho, se forem bem socializados e adestrados. 

Só é preciso se atentar ao tamanho, já que o animal pode chegar aos seus 30 quilos, com altura de até 60 cm.

Labrador

O tamanho e o temperamento do Labrador são bastante semelhantes ao do Golden, e essa é outra raça conhecida pela sua doçura e companheirismo. Também são cheios de energia para as brincadeiras com crianças ativas e de paciência para as situações mais difíceis.

Além da sua habilidade com os jovens, os labradores adaptam-se facilmente a diferentes ambientes, o que pode ser uma qualidade extra.

Buldogue francês

Procura um cachorro de pequeno porte? O buldogue francês é uma boa opção. Ele é bastante afetuoso e adora um carinho, fator positivo para o convívio com as crianças dispostas a passar horas interagindo com o pet.

Por outro lado, possui uma quantidade de energia moderada, o que faz dele brincalhão, mas não tão ativo quanto as raças anteriores.

Beagle

Outra raça de tamanho médio é o beagle, curiosa, ativa e cheia de energia. Eles surgiram originalmente como cães de caça e, por isso, estão sempre envolvidos em atividades

Ainda assim, possuem um temperamento afetuoso e sociável, o que é boa qualidade para a convivência com os mais novos.

Boxer

Ele adora mimos e festinhas: sem dúvidas, o Boxer é uma boa raça para conviver com as crianças, já que, além de companheiro, é carinhoso e adora brincar. 

Quem tem um boxer tem ainda um guardião, já que o cachorro está sempre em estado de alerta a eventuais perigos e é muito dedicado à família.

E então? Gostou das dicas de raças que convivem bem com os pequenos? É hora de escolher o seu novo pet e proporcionar essa amizade inesquecível a uma criança!