Dermatite em cachorro: conheça os tipos e como tratar
Se seu pet não para de se lamber e anda esfregando o rosto no chão, saiba que esses são sinais comuns de um tipo de dermatite em cachorro, doença de pele bastante comum e com várias opções de tratamento.
Conheça melhor os tipos de dermatite canina, os sinais apresentados no animal e, se for preciso, procure um médico veterinário.
O que é a dermatite atópica canina?
Existem alguns tipos de dermatite que podem atingir os cães, sendo todas elas uma inflamação que ataca a pele dos animais. Podem ser causadas por picada de pulga (Dermatite Alérgica por Picada de Pulga (DAPP)), por infecção bacteriana (piodermite) ou por motivos psicológicos, como stress (psicogênica).
Quando provocada pelo contato com pólen, ácaros, fungos e até alguns alimentos, configura a Dermatite Atópica Canina, uma das doenças de pele alérgicas mais comuns nos cães e que será apresentada a seguir.
A dermatite atópica canina possui divergências sobre a sua origem, mas muitos pesquisadores apontam para fatores genéticos. Ela leva a inflamações de forma crônica e recorrente e não apresenta cura, mas pode ser controlada se o animal receber o tratamento adequado.
Algumas raças de cachorros são mais comuns entre os casos de dermatite, como o terrier branco West Highland (WHWT), labrador retriever, golden retriever, boxer, bulldog francês, pastor alemão e cocker spaniel, mas isso pode mudar de acordo com a região em que o animal vive.
Quais são os sintomas da Dermatite Atópica Canina?
Os sinais de que o animal possui dermatite canina costumam surgir antes dos três anos de idade.
O mais comum é que os peludos apresentem coceiras na pele, especialmente nas patas, no rosto e nas orelhas.
Um bom sinal para detectar essa coceira é se eles estiverem se lambendo muito nessas regiões, ou ainda esfregando a cara no chão. Também podem ocorrer lesões cutâneas e até infecções decorrentes da reação do animal.
Outros sintomas comuns são rinite, catarata, asma, conjuntivite, distúrbios urinários e gastrointestinais e hipersensibilidade hormonal, com ciclos estrais (os “ciclos menstruais caninos”) irregulares nas fêmeas.
Como funciona o tratamento da dermatite em cachorro
Não existe cura para a dermatite nos cães, mas é possível controlar a doença de diferentes formas, com tratamentos que duram toda a vida do animal.
Entre as recomendações mais comuns, estão o uso de antibióticos, xampus especiais e glicocorticóides. Em geral, são combinadas diversas intervenções, dependendo do estágio e da gravidade das feridas.
Tudo é discutido com os tutores: os tratamentos possíveis, quais os seus benefícios, possíveis efeitos colaterais e custo.
Os cuidados recomendados também envolvem tarefas simples, como banhos mais frequentes e o uso de xampus não irritantes.
Se você percebeu algum desses sinais no seu filho de quatro patas, é hora de visitar um médico veterinário! Ele é o profissional que poderá fazer o diagnóstico do seu pet e recomendar o melhor tratamento para a saúde e bem-estar do seu cão.