Ração para gatos: qual melhor horário para oferecer

Logo pela manhã, no fim da tarde ou antes de dormir? Qual é o melhor horário para alimentar o gato?

Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de muitos tutores preocupados com o bem-estar de seus peludos, e não tem uma resposta certa. Confira algumas dicas sobre a alimentação desse animal e garanta cada vez mais o seu bem-estar.

Existe hora certa?

Não existe uma hora certa para oferecer ração ao seu peludo. Pode ser pela manhã, à tarde, à noite, ou melhor: o dia inteiro.

Isso porque, na natureza, os gatos são caçadores, e se alimentam de pequenas presas. Ao serem domesticados, o ideal é que os seus tutores ofereçam a eles essa mesma oferta de alimentos: em pequenas porções ao longo do dia. Assim, podem manter seus instintos e viver de forma mais natural.

Além do mais, você já parou para pensar no tamanho do estômago do seu bichano? Esse é um outro fator que faz com que ele não consiga ingerir grandes quantidades de comida de uma só vez.

Quantas vezes ao dia?

O ideal é garantir ao seu gato cinco pequenas porções diárias, quantidade que estimula o instinto natural dos bichanos e respeita as suas necessidades energéticas diárias.

Tente fazer isso em horários fixos. Gatos gostam de rotina e isso pode trazer muito bem-estar e saúde física e mental para eles.

É claro, sabemos que nem sempre é possível oferecer ao seu animal a ração cinco vezes ao dia. Nesse caso, é recomendado alimentar o gato ao menos duas vezes ao dia, em um intervalo entre 8 e 12 horas, mas o instinto de predador não será estimulado. 

Deixar a ração disponível no pote também é uma opção. O risco aqui é que o animal come grandes quantidades de uma só vez, o que pode gerar desconforto no estômago e, em alguns casos, sobrepeso.

Quanta comida dar?

Atenção! Gatos filhotes — de até um ano de idade — estão em fase de desenvolvimento e precisam de muita energia. Portanto, a quantidade de ração costuma ser maior. 

Com o passar do tempo, as porções diminuem de tamanho aos poucos, e pode-se incluir petiscos na dieta, de forma moderada.

A quantidade de comida ideal para os gatos varia ainda de acordo com a sua espécie e porte.

Gostou das dicas sobre os horários para alimentar o seu gato? Coloque em prática e estimule os instintos naturais do seu pet!