Vai viajar? Veja algumas dicas de como levar o pet

As férias estão chegando e, com elas, aquela viagem dos sonhos ou até uma mera escapadinha para a praia. Nada melhor que passar esse momento com o seu amigo de quatro patas, não é mesmo? Para concretizar esse plano, saiba como levar o seu pet para a viagem em algumas dicas práticas.

Faça uma visita ao veterinário

O primeiro passo antes de levar o seu pet a uma viagem é consultar um médico veterinário para checar se ele tem condições de saúde para enfrentar um trajeto mais longo.

Isso porque, em muitos casos, como cães idosos ou com insuficiência renal, essas aventuras não são recomendadas. Em casos de extrema necessidade, no entanto, é possível realizar um tratamento preventivo para o animal antes de partida, o que deve ser conversado com o veterinário.

Especialmente em viagens para áreas de risco, ainda é importante checar se o animal está com o vermífugo em dia.

Prepare os documentos 

Para viajar de avião com o seu pet, é necessário apresentar uma série de documentos, como:

Conseguir todos esses papéis pode ser bastante burocrático e trabalhoso, e demora ao menos cinco meses. Por isso, comece a emitir e juntar os certificados com antecedência para não faltar nenhum na data do embarque. 

Confira as regras da companhia aérea

Não há uma regra internacional para o transporte de animais em voos. Algumas companhias aéreas podem proibir algumas raças de cachorro, e as normas podem variar quanto ao tamanho e peso do animal.

Por isso, é sempre importante checar os parâmetros de cada companhia antes de comprar a passagem para evitar mal-entendidos.

Garanta o bem estar do seu pet

Uma viagem longa pode ser estressante para o seu amigo. Mas algumas medidas podem deixá-lo mais confortável na jornada.

Considere, por exemplo, um assento ou uma caixa de transporte, o kennel. No caso de voos, em que ele é obrigatório, adquira um modelo em um tamanho confortável para o animal, em que ele não fique apertado. Verifique também se a caixa possui furos suficientes para ele respirar.

Outra boa ideia é levar a caminha e os brinquedos do pet para que ele se distraia ao longo do caminho, além de suspender a ração e água algumas horas antes da viagem, para que ele não tenha náusea.

Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática e passar momentos inesquecíveis ao lado do seu amigo de quatro patas!