Como ajudar um cachorro abandonado sem adotá-lo

Infelizmente, é comum encontrar cães em situação de rua ou abandonados que precisam de nossa ajuda. Mas, ainda que haja a sensibilização, a adoção desses animais pode ser inviável por diversos motivos, como a rotina ou a responsabilidade em cuidar de um cãozinho por tantos anos. 

Ainda assim, existem diversas formas de ajudar esses animais sem precisar adotá-los. Neste texto, vamos falar sobre algumas dessas formas, como o apadrinhamento em ONGs, pagamento de castrações, remédios, apoio em ações de adoção, arrecadação de ração e auxílio em banhos.

Apadrinhamento em ONGs

Uma das formas mais efetivas de ajudar um cachorro abandonado é através do apadrinhamento em ONGs. Esse tipo de ajuda consiste em contribuir financeiramente para o cuidado e bem-estar dos animais acolhidos pelo espaço. 

Com o dinheiro arrecadado, a ONG pode oferecer abrigo, alimentação, cuidados médicos e outros serviços essenciais para os animais. Há diversos tipos de apadrinhamento mas, os mais comuns são aqueles feitos mensalmente ou por um período determinado.

Pagamento de castrações

Outra forma de ajudar cachorros abandonados é pagando por castrações. Não precisa ser o valor todo, já que muitas instituições trabalham por sistema de fracionamento do valor para que fique mais fácil cumprir as metas. 

A castração ajuda a controlar a população de animais de rua e evitar a proliferação de doenças. Além disso, esse procedimento traz benefícios para a saúde dos animais, como a redução do risco de câncer e outras doenças. Muitas ONGs realizam campanhas de castração em comunidades carentes e aceitam doações para financiar essas ações.

Apoio em ações de adoção 

Outra forma de ajudar cachorros abandonados é apoiando ações de adoção de pets. Desse modo, você pode se voluntariar para ajudar em campanhas de adoção ou, até mesmo, fazendo o serviço de taxi dog para levar o adotado ao adotante. 

Geralmente, essas campanhas são importantes para que as pessoas conheçam o trabalho da instituição e os animais que estão sob a proteção e disponíveis para a adoção. Além disso, é comum precisar de pessoas para montar as estruturas, organizar e cuidar dos peludinhos durante os eventos. 

Doação de ração e outros itens essenciais para cães abandonados

A maioria das ONGs não têm lucros com a causa da proteção animal e, por isso, dependem de campanhas de arrecadação de ração e outros itens para alimentar os animais acolhidos, distribuir em comunidades carentes ou para abrigos de animais. Essa ajuda é fundamental para garantir que os animais tenham alimentação adequada e possam ter uma vida mais saudável.

Banho e tosa

Por fim, outra forma de ajudar cachorros abandonados é oferecendo banho e tosa para esses animais. Alguns abrigos como a Fazenda Modelo no Rio de Janeiro fazem ações de banho e tosa comunitário nos animais acolhidos. 

Além disso, muitos cachorros abandonados estão em condições precárias de higiene e aparência, o que pode prejudicar sua saúde e bem-estar. Oferecer um banho e tosa pode ajudar a melhorar a higiene e aparência desses animais, tornando-os mais saudáveis e atraentes para adoção.

Cada uma dessas formas de ajuda é importante e pode fazer uma grande diferença na vida desses animais. Se você se sensibiliza com a situação dos cachorros abandonados, escolha uma dessas formas de ajuda e faça sua parte!

Aqui no blog de Naturalis nós sempre postamos dicas e informações sobre saúde de cães e gatos. Acompanhe as redes sociais para ficar por dentro de novidades e lançamentos de Naturalis.