5 motivos para você não deixar a ração sempre disponível para o seu pet

Você sabia que o organismo do pet precisa de um tempo para metabolizar, ou seja, digerir e absorver todos os nutrientes da alimentação? Por isso, é importante oferecer ração fracionada para o peludo, de duas a três vezes por dia. 

Agora, se você tem o costume de deixar o alimento sempre disponível, saiba que isso pode prejudicar a saúde do animal. Isso porque ele pode comer em excesso e acabar desenvolvendo doenças relacionadas à alimentação ou, até mesmo, ser contaminado por algum microrganismo, como ovas de mosca, por exemplo. 

A seguir, confira cinco motivos para não deixar a ração do seu pet sempre disponível:

1. Insetos e roedores 

Alimentos à mostra atraem insetos e roedores. Além de serem indesejados, eles podem transmitir alguma doença para o peludo, como as miíases – que são larvas de mosca depositadas na pele do cão. 

Essas larvas provocam pequenas feridas que consomem, literalmente, a pele do animal, fazendo com que o pet sinta dor e tenha seus músculos comprometidos pelo parasita. 

2. Umidade e calor 

Como vivemos em um país tropical, a umidade e o calor também fazem com que o alimento estrague mais rápido se ficar ao ar livre por muito tempo. Se você parar para pensar, é como se deixasse seu almoço exposto até a hora do jantar. Provavelmente a comida ficaria azeda e faria muito mal ao organismo se fosse ingerida. 

Então, quando falamos de rações naturais, como Naturalis, que não possuem conservantes artificiais na composição, é necessário redobrar o cuidado e manter o alimento bem condicionado para que a qualidade não seja comprometida. E lembre-se de oferecer a ração só na hora do pet comer. 

3. Treinamento comprometido

Deixar o alimento do pet disponível também interfere no processo de treinamento do animal. Isso porque o pet vai associar a comida a algo que está sempre disponível, o que pode dificultar os comandos de obediência estimulados por petiscos. 

Além disso, o pet pode acabar ficando entediado com a comida sempre disponível e não ter interesse em experimentar novos alimentos ou brinquedos.

4. Atrapalha a rotina

Os animais perdem a noção do tempo quando possuem o alimento sempre à disposição. E isso afeta a rotina e dificulta o controle da alimentação, o que é especialmente prejudicial para os pets que demandam de dieta específica ou que têm problemas de saúde.

5. Causa desperdício 

Por fim, o desperdício é uma consequência, já que muitas vezes o animal acaba deixando restos de comida no prato e os tutores jogam fora ao final do dia. Por isso, o ideal é seguir o orientado pelo veterinário – desde a quantidade até a frequência que o peludo precisa comer. 

Aqui no blog de Naturalis nós sempre postamos dicas e informações sobre saúde de cães e gatos. Acompanhe as redes sociais para ficar por dentro de novidades e lançamentos de Naturalis.