Mudanças no comportamento em gatos castrados
Quando você é tutor de um bichano, o humor e o comportamento deles é tão estável que qualquer mudança pode assustar nos primeiros instantes. E uma dessas variações acontecem justamente após a cirurgia de castração.
Importante para reduzir a superpopulação dos animais em situação de rua, a transmissão de zoonoses e os impulsos provocados pelos hormônios (como as fugas para cruzar), a castração tem consequências no comportamento de gatos castrados e, por isso, preparamos este artigo para que você entenda o que acontece com o organismo do seu amigo de quatro patas após esse procedimento.
Como é feita a castração em gatos?
O objetivo geral da castração é a retirada do aparelho reprodutor dos animais, assim:
- Nos machos, o nome clínico para a cirurgia é orquiectomia, em que os testículos são retirados e a produção de espermatozóides seja interrompida.
- Na fêmea, a histerectomia é total é denominada ovariossalpingohisterectomia, ou seja, são retirados os ovários, cornos uterinos e útero.
Logo, ambas cirurgias geram alterações dos hormônios reprodutores e, por consequência, no comportamento, uma vez que há correlação hormonal-comportamental. Estudos indicam que fazer a castração por volta dos 6 meses ajuda a manter a estabilidade nos índices hormonais dos peludos.
Quais são as principais mudanças de comportamento após a castração?
Certo, seu gatinho passou pela castração. A partir daí, seu organismo vai indicar ao cérebro que é preciso reduzir a quantidade de hormônios sexuais produzidos, como a testosterona e o estrógeno.
A testosterona, passa a ser produzida somente nas adrenais em menor quantidade, o que gera comportamento menos sexual, menos territorial e menos agressivo. Por isso, há a tendência de que o gato macho fique mais tranquilo com a esterilização, porque há a redução da necessidade territorial de território.
Nas fêmeas, a castração interrompe a ovulação porque há a retirada do ovário e, além disso, a redução da produção de estrógeno. Logo, não há aquela receptividade característica ao macho.
Fora as questões hormonais, com a castração, os gatos tendem:
- A engordar, uma vez que reduzem o gasto calórico;
- Se tornar mais sedentários porque têm menos estímulos energéticos;
- Dormem mais e ficam mais sonolentos;
- Aceitam mais carinho e afeto dos tutores;
- Precisar de mais enriquecimento ambiental como playgrounds verticais e brinquedos interativos.
Como estimular gatos castrados a brincar?
Fazer com que gatos interajam com o ambiente não é uma tarefa tão impossível assim. Enquanto tutor, você precisa adaptar o espaço para as necessidades deles, ou seja, ter lugares para arranhar ou escalar (que não sejam os seus móveis) e momentos para brincar com você, que é a principal figura de afeto que ele tem.
Então, procure empresas que façam playgrounds verticais. Atualmente, há diversos modelos que integram o design com a funcionalidade de entreter os bichanos.
Alguns gatos gostam bastante de ficar na janela, olhando as modas e o tempo passar… desde que haja telas de proteção, isso não é nenhum problema. Mas, se você tem medo do seu peludo ficar deitado no vão entre a janela e a tela, busque pelas redes de gato. Elas são como redes de humanos, mas com ventosas para grudar no vidro da janela (e ainda rende umas fotos engraçadas dos gatinhos afofados contra o vidro).
Qual a melhor ração para gato castrado?
Ao escolher qual ração oferecer para um gato castrado, é preciso levar em consideração que eles precisam consumir menos calorias para que a obesidade seja prevenida. A equipe de Naturalis desenvolveu os sabores Peru & Frango e Frango e Frutas especialmente para os bichanos castrados.
Independentemente da receita, Naturalis é um alimento Super Premium feito com proteínas selecionadas, sem corantes ou conservantes artificiais. Uma vez que nós, como tutores de gatos, sabemos que eles têm um paladar mais seletivo, a formulação conta com cereais integrais, extrato de espinafre, cenoura e polpa de beterraba como diferencial no sabor e que, de bônus, proporcionam mais energia e vitalidade.
Os antioxidantes naturais auxiliam na renovação celular, protegem a camada mais externa contra bactérias e perda de água em excesso para o ambiente. Para ajudar na manutenção do peso, a formulação de Naturalis para os castrados conta com calorias reduzidas e L-Carnitina, que é um componente natural, capaz de colaborar com a queima da gordura.
O extrato de Yucca é ideal para animais que vivem em ambiente interno porque estimula o intestino a formar fezes mais firmes, com menor volume e odor. E, com foco na saúde do trato urinário, os minerais da composição de Naturalis foram determinados com precisão para que o pH da urina se mantenha neutro e que cálculos e pedras no aparelho urogenital.
Se você gostou de saber um pouquinho sobre o desenvolvimento de filhotes, no nosso blog tem muito mais dicas e informações sobre bem-estar, nutrição e comportamento de cães e gatos. Acompanhe as redes sociais de Naturalis para novidades!