Gata gestante: a importância da nutrição

Você descobriu que sua família vai aumentar exponencialmente e não estamos falando de humaninhos correndo por aí e sim da gatinha que vive com vocês ou que foi acolhida porque, com certeza, seu coração compadeceu de ver uma gravidinha pela rua. 

E, quando o tutor descobre que está cuidando de uma gata gestante, muitas questões passam por sua mente e, além daquelas que envolvem doenças, as nutricionais estão entre as mais importantes. 

A lógica é a mesma daquele ditado que se usa na gravidez humana: uma gata prenhe precisa comer por dois. No caso dos gatos, esse número pode variar de acordo com o tamanho da gestante. 

Para ajudar na compreensão das necessidades fisiológicas e nutricionais de uma gata gestante, preparamos este artigo com informações acerca do tema que podem colaborar para que o tutor entenda um pouco mais sobre o assunto. Leia abaixo: 

O que acontece com uma gata gestante? 

Durante o período de gestação, é muito importante que a gata ganhe peso. Estudos apontam que, para que ela se mantenha saudável, esse ganho de peso precisa ser de 40 a 50% do inicial a partir da segunda semana. 

Isso porque as gatas perdem peso durante a lactação, independente da sua dieta. Logo, o ganho de peso na prenhez deve incluir o aporte necessário para que, durante a amamentação, haja nutrientes suficientes para alimentar os filhotes e se manter saudável. 

A necessidade de consumo de líquidos também aumenta e, considerando que gatos não são tão adeptos ao consumo de água, muitos veterinários sugerem que os tutores ofereçam um alimento úmido, como o patê, para ajudar a atingir a quantidade desejada. 

Quais são os nutrientes mais importantes para uma gata prenhe

Quando uma gata está gestante, precisa do reforço de alguns nutrientes. Uma boa dieta de gata prenhe deve conter, por exemplo, aminoácidos essenciais importantes para o bom desenvolvimento dos fetos e pela expressão do genoma, que os acompanhará ao longo da vida. 

Os nutrientes principais da alimentação de uma gata gestante são:

  • Gorduras estruturais necessárias para a formação de novos tecidos; 
  • Proteínas solúveis, para que o corpo possa usar na gestação e na lactação; 
  • Dietas contendo carboidratos e 4000 kcal de energia metabolizável por kg; 
  • Minerais como cálcio e zinco para que os fetos tenham uma boa formação óssea; 
  • Vitaminas – a suplementação com vitamina D colabora com o ganho de peso e crescimento saudável dos filhotes, reduz as chances de que o feto desenvolva hipocalcemia (baixa absorção de cálcio) ou tetania neonatal (doença infecciosa aguda que acomete os filhotes recém-nascidos) 

Quais são os benefícios de Equilíbrio Adultos para gatas gestantes?

Ao pensar na nutrição de gatos adultos, Equilíbrio desenvolveu formulações com proteínas de alta qualidade que atuam como combustível para fornecer energia para que os peludos interajam, brinquem e se sintam satisfeitos nutricionalmente. 

Os ômegas 3 e 6 são ácidos graxos essenciais que colaboram com funções que vão desde a renovação celular até proteção e hidratação da barreira mais externa da pele, a fim de garantir uma pelagem mais brilhosa, sedosa e saudável. 

Com foco na saúde do trato gastrointestinal, Equilíbrio é enriquecida com prebióticos que auxiliam na estabilidade da microbiota intestinal, para que, assim, haja prevenção de doenças infecciosas ligadas à digestão. 

Os probióticos presentes na formulação funcionam como uma recomposição pela perda natural das bactérias que as paredes intestinais perdem durante a digestão, ou seja, faz a manutenção da flora intestinal e, graças à combinação de ingredientes específicos, ainda previne o acúmulo de bolas de pelos no trato digestivo. Então, nada de gatos constipados por aqui! 

Mas se a sua preocupação é relacionada ao sistema urinário, nós também pensamos nisso. A equipe de Equilíbrio desenvolveu uma combinação específica de minerais que ajudam a manter o pH urinário neutro, o que previne a formação de cálculos ou cristais no rim, na bexiga e na uretra.

Alguns médicos podem indicar a troca temporária da ração adulto pela de filhotes por causa do alto teor proteico. Contudo, só faça isso se o veterinário responsável pela saúde da sua gatinha prescrever essa dieta! 

Quais cuidados devo ter com uma gata gestante?

Além da alimentação, uma gata gestante precisa estar em frequente contato com o médico-veterinário escolhido pelo tutor. Isso porque são necessários exames, ultrassonografias e, provavelmente, o agendamento da cesária para que os filhotes nasçam saudáveis. 

Posteriormente, pode ser que o veterinário sugira algum tipo de suplementação para que a gata se recupere mais rápido do desgaste fisiológico da gestação. Então, cuide bem da sua peludinha, ela vai precisar de todo apoio!

No Blog de Equilíbrio você encontra diversas dicas e informações sobre alimentação, saúde e bem estar animal. Continue navegando aqui e siga nossas redes sociais para ficar por dentro dos lançamentos e novidades.