Cachorro com diarreia, o que fazer?
Diarreia é algo inconveniente e incômodo, tanto para os humanos quanto para os cães. Mas, o que deixa os peludos com diarreia e como é possível aliviar os sintomas?
A diarreia em cachorros pode ser consequência do consumo de algo estragado ou em demasia – carne de churrasco ou petisco demais, por exemplo – ou sinaliza questões mais graves, como infecções intestinais causadas por salmonella ou giárdia.
É preciso que o tutor esteja atento porque, se não combatida, a diarreia provoca desidratação que, por consequência, pode colocar a vida do animal em risco.
Elencamos, abaixo, algumas dicas para que o tutor possa procurar o médico-veterinário com informações mais precisas, o que colabora para um diagnóstico mais direcionado e tratamento efetivo. Veja a seguir:
Por que o cachorro está com diarreia?
Diversos motivos podem ocasionar a diarreia em cachorros. É importante compreender, antes de tudo, que a diarreia é uma reação do organismo a algum invasor ou algo que não esteja fazendo bem. O corpo busca, na eliminação das fezes, uma maneira de voltar ao seu estado normal.
Veja, abaixo, algumas situações que causam diarreia:
- Doenças que atingem órgãos vitais – como rins e sistema gastrointestinal.
- Ter engolido algum corpo estranho: se o cachorro engolir brinquedos, meias, tampas de garrafa ou sacos plásticos, o organismo vai tentar, a qualquer custo, eliminar aquele objeto que não é absorvido pelo ácido estomacal nem pela passagem intestinal. Em muitos casos, a única maneira de resolver o problema é com cirurgia.
- Infecção alimentar: por comer demais ou ingerir algo contaminado, como lixo, por exemplo
- Infecções por vírus: a parvovirose, por exemplo, provoca lesões na parede intestinal, fazendo com que o cachorro evacue sangue e não consiga absorver nutrientes
- Parasitas: principalmente a giárdia, que provoca uma série de inflamações ao longo do intestino, dificultando a absorção de nutrientes e formando uma espécie de muco visível nas fezes.
- Mudança na alimentação: quando feita de forma repentina, a mudança na dieta pode provocar diarreia, já que há diferença de proteínas e quantidade de nutrientes. Por isso, há necessidade de acompanhamento médico para mudar o alimento oferecido para o cachorro.
O que dar para cachorro com diarreia?
Primeiro de tudo, não automedique seu amigo. O único apoio que você pode oferecer antes de procurar ajuda médica é hidratar o animal. Como está perdendo líquido constantemente pelas fezes, ingerir água vai ajudar a mantê-lo um pouco mais hidratado.
Receitas caseiras não são indicadas, muito menos dietas por conta própria – lembre-se que o motivo da diarreia pode ser algo importante e que, ao cuidar por conta própria, o tutor só agrava o quadro de desidratação e desnutrição que o animal apresenta. Procure, assim que possível, o médico-veterinário.
Quanto mais informação o profissional tiver sobre a situação do cachorro, mais assertivo será no diagnóstico. Por isso, descreva bem a aparência das fezes. Vale a pena fotografar porque tanto a consistência quanto a cor do cocô do cachorro são importantes para o diagnóstico e tratamento.
Como cuidar de cachorro com diarreia?
Depois de uma conversa detalhada sobre o histórico do seu amigo, o médico-veterinário pode solicitar alguns exames para investigar o que está causando a diarreia. Alguns dos exames complementares, são:
- Exame de fezes – para saber se há algo incomum, como presença de sangue, vermes, ovas e larvas;
- Exames de sangue – para investigar se há algum tipo de infecção;
- Ultrassonografia – para avaliar como estão os órgãos do cachorro
O tipo de tratamento varia da gravidade do caso. Pode ser um suporte em casa, com uso de probióticos, ou até mesmo uma internação para que a saúde do cão seja restabelecida e suas taxas celulares – como plaquetas e ureia – sejam estabilizadas.
Por isso é tão importante que o médico-veterinário avalie. Não subestime a diarreia como algo simples, pois pode não ser. Mantenha as consultas de rotina e as vacinas do seu amigo em dia. O acompanhamento com um profissional de confiança e uma boa nutrição são pilares essenciais para que o cão tenha uma vida boa, longa e saudável ao seu lado.
Nosso blog sempre tem textos novos sobre comportamento, saúde e bem estar de cães e gatos. Fique por dentro! Siga também a Naturalis nas redes sociais e saiba mais sobre os lançamentos e novidades.
Referência bibliográfica:
BORIN-CRIVELLENTI, Sofia Crivellenti – Casos de Rotina em Medicina Veterinária de Pequenos Animais – 2ª Ed. 2015